terça-feira, 31 de março de 2009

Com a crise, popularidade de Lula cai


2 comentários:

  1. Já em 1989...
    ... os brasileiros foram às urnas para escolher o novo presidente da República. Era a primeira eleição presidencial pelo voto direto, depois de 29 anos.
    Antes do primeiro turno das eleições, a TV GLobo realizou, no programa Palanque eletrônico, entrevistas com os dez principais candidatos à presidência.
    No primeiro turno, Fernando Collo (PRN) saiu vitorioso, com 20,6 milhões de votos (o equivalente a 28% do total). Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguiu 11,6 milhões de votos (16,08% do total), conquistando a outra vaga do segundo turno numa disputa apertada com Leonel Brizola (PDT), que obteve 11,1 milhões de votos, apenas 454.445 a menos (cerca de 0,5% do total dos votos).
    Entre o primeiro e o segundo turno da eleição, houve dois debates entre os candidatos Collor e Lula. O primeiro foi realizado nos estudios da Tv Manchete e o segundo nos estudios da Tv Bandeirantes. Os dois debates foram transmitidos na íntegra por um poll formado pelas quatro principais emissoras de Tv do país: Globo, Bandeirantes, Manchete e SBT.
    No dia seguinte à sua exibição ao vivo e na íntegra, a Rede Globo apresentou duas matérias com edições do ultimo debate. As duas foram questionadas. A primeira por apresentar um equilibrio que não houve, e a segunda por privilegiar o desempenho de Collor. Mas foi a segunda que provocou grande polêmica. A Globo foi acusada de ter favorecido o candidato do PRN tanto na seleção dos momentos como no tempo dado a cada candidato, já que Fernando Collor teve um minuto e meio a mais do que o adversário.
    O PT chegou a mover uma ação contra a emissora no TSE. O partido queria que novos trechos do debate fossem apresentados no Jornal Nacional antes das eleições, como direito de resposta, mas... o recurso foi negado! Em frente à sede da Rede Globo, atores da própria emissora, junto com outros artistas e intelectuais, protestaram contra a edição.
    No dia seguinte.... a própria liderança do PT, apesar de não admitir a derrota, reconheceu que Lula não se saíra bem no confronto com Collor.
    Foi rápida a mudança de opinião, neh? Eita poder!

    Fonte: //memoriaglobo.globo.com

    ResponderExcluir
  2. A crise abalou um pouco a popularidade do Presidente Lula, pois o povo brasileiro se encontra bombardeado pelas grandes midias, que dia após dia relatam as proporções que a tal crise, ou ``Marolinha`` como o Presidente falou.E sempre difundindo noticias pessimistas sobre o fato e não as ações que vem sendo tomadas para amenizar a mesma.

    Diante deste cenário todo pessimista,creditado pelos meios de comunicação.O povo tende a acreditar menos no Governo e na economia do país,

    Como diria Carlos Drummond de Andrade,"E agora, José?"


    Everton A. Santos

    ResponderExcluir