terça-feira, 28 de julho de 2009

A celebridade e a Mídia

No mundo atual, muitas pessoas tem o sonho de se tornar uma celebridade. Adoram estar na mídia o tempo todo, seja por fator positivo ou negativo.
Segundo a Wikipédia, celebridade é uma pessoa amplamente reconhecida pela sociedade. São as figuras da mídia, especialmente da TV e do cinema.
Mas, para que isso se torne viável muitas utilizam o Personal PR ou Assessor de Imprensa. O conceito de assessoria de imprensa, segundo Kopplin Ferrareto, está associado a dois aspectos fundamentais: a necessidade de divulgar opiniões e realizações de um individuo ou grupo de pessoas e a existência de um conjunto de instituições conhecido como meios de comunicação.
Ou seja, o cliente procura um profissional de comunicação responsável pela sua imagem, ou seja, responsável em colocar e manter o cliente na mídia, a fim de se tornar uma celebridade.
Com o grande avanço da tecnologia, a globalização ampliou a abrangência e o alcance da mídia, acelerou a velocidade da transmissão de informações e a fidelidade das imagens que chegam aos mais diversos povos ao redor da Terra.
Existem muitas mídias, nós vivemos em uma sociedade midiatica, onde os jornalistas buscam informações das mais variadas para serem transmitidas e caracterizar a opinião pública.
As Relações públicas têm como objeto a organizações e seus públicos, instâncias distintas que, no entanto, se relacionam dialeticamente. E trabalha, promovendo e administrando relacionamentos e, muitas vezes, mediando conflitos, valendo-se, para tanto, de estratégias e programas de comunicação de acordo com diferentes situações reais do ambiente social.
Uma das ferramentas mais importantes utilizadas pelas Relações Públicas, a fim de manter a imagem positiva do cliente na mídia é a Media Training, ou seja, um serviço de treinamento para celebridades, políticos, executivos para se comportar perante a mídia.
A assessoria de comunicação social (de imprensa ou com a mídia) facilita o acesso dos grupos externos ás realizações de um individuo ou empresa, por meio de uma linguagem simples e organizada, mediada pelos meios de comunicação.
Enfim, a mídia é a imagem da sociedade. No mundo atual, é através desse meio que a sociedade cria seus costumes e culturas.
Muitos podem não concordar comigo, mas é o que demonstra a novela “Caminho das Índias”, propagandas com pessoas públicas, Big Brother e agora o novo sucesso da TV Record, a Fazenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário