quarta-feira, 10 de junho de 2009

Grandes Corporações Midiáticas: Os Cidadãos Kane Brasileiros






Cidadão Kane

- História de um magnata da comunicação – Charles Foster Kane
- Figura Poderosa.Tudo o que falava era regra. Rico
- Monopólio da comunicação
- Poder na mão de um só homem

Cidadãos Kane brasileiros

- Conglomerados midiáticos que exercem grande poder sobre a política, sociedade, costumes, etc.
- Concentração de poder sem centralização operacional
- Os donos da mídia brasileira, formam um oligopóplio da comunicação.
- Um mesmo grupo detém a propriedade de diferentes meios de comunicação (Tv aberta, Tv fechada, jornal, revista, internet, etc) e empresas de outros segmentos.
- Estar em todo lugar, em todo tempo, para exercer hegemonia
- Remodelação das Comunicações – formação dos conglomerados midiáticos.
- Reordenação do capitalismo - expansão do capital.
- Globalização - aumento do fluxo livre do capital diretamente financeiro.
- Política neoliberal, liberalização, privatização e desregulamentação - Abertura de novos espaços para os capitais privados.
- Avanços tecnológicos
- Fase da Multiplicidade da Oferta – a partir da década de 90 – aumento do número de canais disponíveis, provocando maior concorrência entre as emissoras.
- Conquista de outros mercados dentro do âmbito nacional e internacional.

TOP 10 Brasil – muito poder nas mãos de poucos
- Organizações Globo
- Grupo Abril
- Grupo Estado
- Grupo Folha
- Rede Record
- Grupo SBT
- Rede Bandeirantes
- RBS – Rede Brasil Sul
- Grupo JB
- Grupo Gazeta Mercantil

Organizações Globo
Roberto Irineu Marinho PresidenteJoão Roberto Marinho Vice-presidente e presidente do Conselho EditorialJosé Roberto Marinho Controlador da Fundação que recebe o nome de seu pai e cuida das emissoras de rádio do grupo
- 18 mil pessoas trabalham apenas nas cinco emissoras próprias da Globo (SP, RJ, MG, DF e PE) e nas 116 afiliadas.
- Faturamento estimado de suas empresas chega a U$ 2 bilhões de dólares
- 223 veículos próprios ou afiliados, mais do Record e SBT juntos
- Sua transmissão cobre 99,7% do território brasileiro
- A formação do império começou durante o regime de ditadura militar.
- Molda-se facilmente a quem está no poder.
- Maior densidade Política.
- Grande poder concentrado na família do proprietário;
- Maior capilaridade de discurso (capacidade de fazer chegar as mensagens ao maior contingente de pessoas);
- Alta tecnologia no processo comunicativo;
- Valorização dos padrões tradicionais de sociabilidade, como a família e a Igreja.
- Quer mostrar incessantemente sua identidade c/ o público “Globo e você tudo a ver”

Organizações Globoa formação imperial
- Anos 90, o grupo abre o capital, investe em novas mídias e dá início ao processo de sucessão de Roberto Marinho
- Sua perda de espaço na televisão aberta é compensada com conquistas de novos lugares
- Movimento para se consolidar como empresa atuante em vários setores, globalmente
- Criação da Globopar para centralizar o dinheiro e as operações de caixa
- Expansão centralizada em mídia, entretenimento e telecomunicações (telefonia e exploração de satélites)
- Tem mais clara estratégia de internacionalização

O Império Global
- Televisão - Rede Globo · Endemol Globo · Projac · Globo Internacional · Globosat
- Cabo e satélite - NET (NET Digital) · NET Virtua · NET Fone (via Embratel) (75%) · SKY Brasil (24%)
- Telecomunicações – Viacom Ltda · Viacom Serviços de Radiochamada · UGB Participações (celular) · Maxitel
- Jornais - O Globo · Extra · Expresso · Diário de S. Paulo · Valor Econômico (50%)
- Revistas Editora Globo - Revista do Globo · Época · Época Negócios · Galileu (antiga Globo Ciência) · Auto Esporte · Casa & Jardim · Crescer · Criativa · Globo Rural · Marie Claire Brasil · Pequenas Empresas & Grandes Negócios · Quem · Revista Fantástico · Gráfica Globo Cochrane
- Internet - Globo.com - G1 · Globo Online · GloboEsporte.com · GloboRadio.com · Blogger Brasil · Kit.net · Globomail · Globolog · EGO · Zoom · 8P · Zap (50%) · Baixatudo · Paparazzo · BlogLog
- Rádio - Sistema Globo de Rádio · Rádio Globo AM · Rádio Globo FM · CBN · BH FM · 98 FM (Curitiba) · BEAT98 · Multishow FM · Rádio SporTV · Rádio GNT
- Outras empresas e iniciativas - Criança Esperança · Amigos da Escola · Fundação Roberto Marinho · Globo Filmes · Globo Marcas · Inbasa · Som Livre · Globo Vídeo · Loja Globo Marcas · Memória Globo

Globo e Brasil tudo a ver?Os principais fatos políticos que tiveram o dedo da Globo
- Greve dos Metalúrgicos
- Proconsult - Leonel Brizola
- Diretas Já
- Eleições Collor e Lula (apoio incondicional ao candidato “caçador de marajás”

Grupo Abril
- Alto Poder de informação
- Imensa ligação com bastidores do Executivo Federal
- Certa independência redação/comercial (sua linha editorial não é comprometida por anunciantes)
- Uso maquiavélico da informação
- Interesses negociais em expansão
- Seriedade no trato das informações e análises da área de empresas/negócios
- Visão essencialmente paulista
- Corpo técnico de alta qualidade
- Referencial para comportamento e lazer
- Emprega cerca de 7.000 pessoas
- Editora Abril, Abril Digital, MTV, Fiz, Ideal, TVA (parceria estratégica com a Telefônica), além da Abril Educação (Editoras Atica e Scipione);
- Possui a maior gráfica da América Latina;
- É lider em 22 dos 25 segmentos em que opera;
- Em 2008, publicou mais de 300 títulos;
- As publicações tiveram ao longo de 2008 uma circulação de 179,2 milhões de exemplares;
- São 27,7 milhões de leitores e 4 milhões de assinaturas;
- Sete das dez revistas mais lidas no Brasil são da Abril;
- Lidera o mercado brasileiro de livros escolares;
- Produziu 37 milhões de livros em 2008.

53 revistas
- Tecnologia: Revistas Info, e Info corporate.
- Bem estar: Revistas Boa Forma, Bons Fluídos, Saúde! e Vida Simples.
- Comportamento: Revistas Claudia, Gloss e Nova.
- Jovem: Revistas Almanaque Abril, Aventuras na História, Capricho, Guia do Estudante, Loveteen, Mundo Estranho e Superinteressante.
- Moda: Revistas Elle, Estilo, Manequim, Manequim Noiva, e Revista A.
- Semanais: Revistas Ana Maria, Minha Novela, Sou Mais Eu! Tititi.Viva Mais!
- Infantis: Revistas Atividades, Disney e Recreio.
- Homem: Revistas Men´s Health, PlayBoy e Vip.
- Casa e construção: Revistas Arquitetura e Construção e Casa Claudia.
- Celebridades: Revistas Bravo!Caras e Contigo!
- Motor e Esportes: Revistas Frota S/A, Placar e Quatro Rodas.
- Turismo: Guia Quatro Rodas, National Geographic e Viagem e Turismo.
- Fundação Vitor Civita: Revista Nova Escola.
- Informação: Revistas Veja, Veja São Paulo, Veja Rio e Vejas regionais.


Revista VEJA
- Fundada em 1968;
- Vende cerca de 1 milhão e 200 mil exemplares toda semana;
- 80% para assinantes;
- É a quarta revista mais vendida no mundo.


"Não há captura da realidade empírica que não passe pelo filtro de um ponto de vista particular, o qual constrói um objeto particular que é dado como um fragmento do real. Sempre que tentamos dar conta da realidade empírica, estamos as voltas com um real construído, e não com a própria realidade." (CHARAUDEAU, Patrick. "O discurso das mídias". 2006; 131)]

Veja que Mentira
- Em 2003, "Veja" foi alvo de manifestações populares. A campanha é "Veja que mentira". O manifesto avaliava que a revista era um símbolo da manipulação da imagem dos movimentos sociais pela mídia.

Março de 2005:
- Após a reportagem "Tentáculos das Farc no Brasil", o então presidente do PT, José Genuíno, classifica a matéria como irresponsável por atacar o partido sem provas consistentes. A revista admitiu falta de provas.
- "(...)Consideramos a reportagem da revista Veja, pelos motivos apresentados, uma agressão à verdade dos fatos, à honra do Partido dos Trabalhadores e à ética jornalística. Aventuras deste naipe prejudicam a vida democrática de nosso país" (Nota de repúdio à Revista Veja, José Genuíno Neto, 12 de março de 2005).

Em 1992...
- Entrevista com Pedro Collor de Mello, irmão do então presidente da República, Fernando Collor de Mello. Consequências culminaram com o impeachment e a renúncia do presidente Fernando Collor de Mello.

Padrões de manipulação na grande imprensa
- Perseu abramo
1-Padrão de ocultação
2-Padrão de fragmentação
3-Padrão da inversão
4-Padrão de indução

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