terça-feira, 9 de junho de 2009

"Perca tempo - é no lento que a vida acontece"

Na última aula, o professor Dimas Künsch sugeriu a leitura do livro "Perca tempo", de um colega seu, o pesquisador da USP Ciro Marcondes Filho, da USP. A obra motivacional, pautada sobre princípios estudados por filósofos e teóricos da Comunicação, é um banho de água morna para tanto para quem está resignado com a condição vazia da realização pessoal, esse conceito vago, quase sempre desprendido de contexto na condição pós-moderna, como para quem se considera o mais apto e voraz dos competidores do mercado de trabalho neoliberalista.
Com a experiência de quem já viveu muito, o autor é sensível aos sofríveis vácuos enxergados no tempo, que nos desesperam para completá-los, na crença ensinada pela Comunicação de Massa, entre outros fatores, de que tempo perdido é tempo não-vivido. Na verdade, é exatamente o contrário.
A obra sugere que paremos sempre que pudermos para refletir sobre a nossa condição como indivíduos e as escolhas que fazemos para nos considerar individuais e completos. Sugere que troquemos a noção de ganhar tempo, que faz com que aceleremos o cotidiano para dentro de microesferas de obrigações que devemos cumprir, pela noção de perder tempo, ou tomar o tempo para fazer algo com um ritmo conveniente ao corpo e à mente, e que por isso seja feito com esmero, uma coisa de cada vez. "É no lento que a vida acontece". Quando foi a última vez que tomamos o tempo para verdadeiramente ouvir o próximo, os familiares, os amigos, as amantes? Quando foi que o aproveitar a vida transformou-se em sinônimo de não viver plenamente, ou coisa de fim-de-semana? Vale a pena ler

Um comentário:

  1. Li este livro e posso recomendar a quem estiver interessado a viver uma vida mais rica e com menos estresse.
    A própria Bíblia nos ensina a sermos mansos e termos um espírito delicado e sereno.
    Em especial do capítulo 8 em diante o autor nosa dá uma "receita" de tranquilidade.
    Paulo Aguiar - Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir