terça-feira, 9 de junho de 2009

"Profissão Repórter - Os Riscos da Vaidade"


No dia 02 de junho, o Programa Profissão Repórter, apresentado pelo jornalista Caco Barcelos e seus aprendizes, foi ao ar com a proposta de mostrar aos telespectadores sobre “Os riscos da vaidade”,
O programa mostrou casos de pessoas que foram prejudicadas e até perderam a vida em busca da beleza.
Entretanto, durante os 30 minutos da exibição não foi abordado que essas pessoas, principalmente as mulheres, têm recorrido cada vez mais às cirurgias plásticas, mesmo que estas tragam riscos ou sérios danos à saúde, porque buscam incessantemente a chamada “perfeição”, o “padrão estético”, “o que é bonito”, imposto e cobrado diariamente pela mídia. Mais que isto, correm atrás do que é denominado “padrão Globo de qualidade”.
Em seu texto, Sociedade Midiatizada, o autor Douglas Kellner cita “Na cultura da imagem pós-moderna, o estilo e a aparência tornam-se parâmetros cada vez mais importantes de identidade e apresentação de si mesmo no cotidiano, e os espetáculos midiáticos mostram e dizem às pessoas como elas devem aparecer e se comportar”.

2 comentários:

  1. Principalmente em se tratando de um programa desenvolvido por jovens jornalistas, parece uma falha grave a falta de um dado tão simples quanto o aumento da procura por cirurgias plásticas. Outra falha foi não abordar as questões psico-sociais ligadas à ditadura silenciosa da estética na sociedade midiatizada, como foi dito no post.

    ResponderExcluir
  2. Será que os médicos responsáveis fazem alqum esforço para alertar ao risco de se perseguir a perfeição utópica?

    ResponderExcluir