segunda-feira, 6 de abril de 2009

Revolução????
Na aula de Mídia e Poder do professor Dimas a discussão era em torno do texto “Por que a nova mídia é revolucionária” escrito por Caio Túlio.
Não sei, mas acredito não ter entendido muito bem o que o autor quis dizer com a palavra “Revolucionária”.
Entendo por “Revolução” aquilo que tenha passado por uma transformação radical ou tenha mudado bruscamente.
Daí minha pergunta: Por que então a nova mídia é revolucionária?
Para mim, ela apenas é uma cópia, uma continuação da chamada por ele de ‘velha mídia’. A nova apenas compartilha com a velha o monopólio da manipulação. Elas apenas dão continuidade ao seu poder. E o público continua e vai continuar na passividade.
Irei tentar explicar o que quero dizer...
Por exemplo, todas as atrações da Rede Globo de Televisão estão no seu portal www.g1.com.br/jornalnacional de forma praticamente igual. Neste caso, não vejo nada revolucionário.
Percebo apenas que a Globo compartilha o seu monopólio tanto com a velha quanto com a nova mídia, somente por força e exigência do mercado consumidor. A mudança e a inovação ficaram apenas na parte tecnológica da coisa.
Quanto à passividade do público nem preciso falar nada... Em sua página na Internet, não consegui interagir com o conteúdo do site. Em suas atrações televisivas, o máximo que o Canal permite interação do seu público é quando ele liga para seu portal de voz, dá seu voto para eliminar alguém dá Casa a um custo de R$ 0,31 + impostos.
Débora Ramos

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